O temaki surgiu, ou pelo menos ficou popular, no início do século XIX durante a fase dos quiosques em Edo, hoje Tokyo.

Nesta época, os quiosques de sushi eram os único tipo de estabelecimento acessível ao grande público. Em horários de pico, esses locais ficavam praticamente lotados.

Nos bairros, era comum ter vários quiosques enfileirados lado a lado, numa espécie de feira do sushi, onde o público também era grande. Cada barraquinha tinha capacidade de atender até 10 clientes.

Devido à lotação, os sushimen tentavam trabalhar mais rapidamente e para atender todos os clientes, eles enrolavam em sua própria mão uma espécie de charutinho de alga com os recheios disponíveis.

Nessa época, o temaki tinha forma de um rolinho feito com meia folha de alga, enrolado transversalmente, e que o cliente mergulhava no shoyu disponível no balcão. A forma atual de comer só veio a existir mais tarde, devido ao aparecimento do shoyu-ire – recipiente para despejar o shoyu sobre o sushi.

Em 1924, os quiosques foram proibidos no Japão e o hábito de comer em mesas fez surgir o porta temaki, aquela peça com orifícios para manter o temaki em pé.

Ou seja, o temaki surgiu como uma forma de se preparar um sushi rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *